segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Atividade 1.2 - Entrevista com Antonio Nóvoa - Matrizes Curriculares
Ser professor nos dias atuais é mais complexo, pois os professores devem estar em constante busca para aprender a lidar com novos saberes e novas tecnologias.
Nóvoa  expõe que a escola já foi base da sociedade na preparação de indivíduos prontos para desempenhar seus papéis. A escola serviu para promoção social, porém deixou de ser primordial, porque os professores vivem com insegurança de sua atuação no processo ensino aprendizagem.
Relata que nos anos anteriores a formação era limitada, formavam-se profissionais que seguiam as mesmas dinâmicas durante sua atuação, não importando o tempo que exercia. Hoje faz-se necessário uma formação continuada que cria espaço para uma prestação de serviço mais qualificada e competente. Eu me considero um professor que pesquisa e que reflete sobre a sua prática, sendo um eterno aprendiz. Considero de extrema importância as duas competências que Nóvoa cita como essenciais para o professor: Organizador de aprendizagem, expondo os novos meios informáticos e Competência do conhecimento.
Segundo Nóvoa : "Não basta deter o conhecimento...é preciso compreender o conhecimento, ser capaz de reorganizar...reelaborar e transpô-lo em situação didática em sala de aula."
E preciso refletir sobre nossas ações no espaço escolar. Nós vivemos em uma realidade onde o professor é desvalorizado, e por causa de alguns a classe toda é prejudicada.
Gostei muito quando ele compara a escola com a sociedade. Não tem como a escola ser eficiente em uma sociedade onde nada funciona. Ser professor hoje é brigar com a sociedade e com seus pares, em busca de um ensino de qualidade.


Um comentário:

  1. É muito bom perceber que você está em constante aprendizado e buscando formas diferenciadas de trabalhar com seus alunos, através de sua formação contínua. Parabéns, continue assim!

    ResponderExcluir