Atividade 1.3
O professor
Ladislau Dowbor deixa claro que com o avanço da tecnologia houve uma ampliação
do universo do conhecimento, mas cita uma frase de Monteau, Sec. XVI que diz:
“a cabeça não tem que estar bem cheia e sim bem feita”, ou seja, não adianta
ter várias informações e não saber como utilizá-las. Com isso se faz necessária
uma mudança não apenas em alterações curriculares, mas também nas metodologias
e na organização do trabalho pedagógico.
O docente, no
entanto, precisa estar em aprimoramento constante, pois é um gestor em sala de
aula, é ele que motiva, lidera, planeja e organiza, define tempo, abordagens e
estratégias.
Educar com as
TICs nos abrirá um leque de possibilidades para melhorar a nossa práxis.
A escola
precisa ser articuladora e organizadora do conhecimento, criando oportunidades
para pessoas adultas também continuar em contato com o conhecimento cientifico
(escola, um espaço aberto para o apreender em qualquer idade).
Ladislau
Dowbor destaca ainda que a escola precisa investir para que estudantes conheçam
a área de atuação profissional não só na teoria, mas na prática. Assim, antes
de sair do ambiente escolar isso poderá facilitar sua atuação no mercado de
trabalho.
“Teoria sem prática é “verbalismo” assim como prática sem teoria vira
“ativismo”. No entanto, quando se une, a prática e a teoria tem a práxis, a
ação criadora e modificadora da realidade”. Paulo Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário