terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atividade 1.3
O professor Ladislau Dowbor deixa claro que com o avanço da tecnologia houve uma ampliação do universo do conhecimento, mas cita uma frase de Monteau, Sec. XVI que diz: “a cabeça não tem que estar bem cheia e sim bem feita”, ou seja, não adianta ter várias informações e não saber como utilizá-las. Com isso se faz necessária uma mudança não apenas em alterações curriculares, mas também nas metodologias e na organização do trabalho pedagógico.
O docente, no entanto, precisa estar em aprimoramento constante, pois é um gestor em sala de aula, é ele que motiva, lidera, planeja e organiza, define tempo, abordagens e estratégias.
Educar com as TICs nos abrirá um leque de possibilidades para melhorar a nossa práxis.
A escola precisa ser articuladora e organizadora do conhecimento, criando oportunidades para pessoas adultas também continuar em contato com o conhecimento cientifico (escola, um espaço aberto para o apreender em qualquer idade).  
Ladislau Dowbor destaca ainda que a escola precisa investir para que estudantes conheçam a área de atuação profissional não só na teoria, mas na prática. Assim, antes de sair do ambiente escolar isso poderá facilitar sua atuação no mercado de trabalho.                 

“Teoria sem prática é “verbalismo” assim como prática sem teoria vira “ativismo”. No entanto, quando se une, a prática e a teoria tem a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.  Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário